sábado, 7 de novembro de 2009

Curso de Percussão

Por ser um curso livre, os interesses dos alunos do Instituto Groove Urbano serão sempre atendidos:
Especialização em ritmos brasileiros? Aprimorar habilidades técnicas? Independência e Improvisa
ção? Dominar os ritmos dos 5 continentes? Ou então um curso sem rótulos onde aprenderei "de tudo"?


Através da vivência dos professores, juntamente às melhores vídeo-aulas, play-alongs e métodos do mercado, o aluno terá a oportunidade de sempre estar em contato com diferentes técnicas, ritmos, fraseados e truques no seu instrumento.
Estudar músicas, tocando em cima de CDs e DVDs de artistas consagrados também será uma constante prática que elevará a musicalidade do aluno. Além do ensino teórico e da leitura musical aplicado a cada instrumento.


Programa Básico do Curso de Percussão:


Técnica (Domínio da Mecânica e Execução de cada instrumento de Percussão, assim como dicas de afinação)

Leitura e Escrita Musical (Estudo de Partituras, Transcrição de Músicas e Solos, Solfejo e Ditado Rítmico, etc)

Ritmos Brasileiros (Samba, Baião, Maracatu, Frevo, Ijexá; pandeiro, congas, atabaque, tamborim, surdo, cajon, berimbau, repique de mão, repinique, rebolo, agogô, alfaia, zabumba, triângulo, etc)

Ritmos Latinos (Mambo, Cha-Cha-Cha, Guaguanco, Songo, Merengue; guiro, timbales, congas, bongô, cowbell, clave, etc.)

Blues e Jazz (do Shuffle ao Be-Bop, Conduções, Independência, Fraseados, Improvisação; shakers, bongô, congas, djembe, cajon, blocks, etc.)

Rock, Pop, Reggae, Funk e Fusion (Conduções, Levadas, Improvisação, Análise de Estilos; congas, cajon, bongô, timbales, shakers, cowbell, djembe, etc.)

World Music (ênfase na música de países com grande riqueza rítmica: Camarões, Uruguai, Senegal, Índia, Marrocos; djembe, udu, congas, bongô, derbak, berimbau, repique, cowbell, shakers, blocks, timbales, etc.)


EXTRA: Percuteria (o aluno poderá aprender de forma complementar ao curso de percussão, a tocar bateria. Assim como aprender a atuar com kits híbridos de percussão e bateria.



sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Curso de Bateria

Por ser um curso livre, os interesses dos alunos do Instituto Groove Urbano serão sempre atendidos:
Especialização em rock? Aprimorar habilidades técnicas? Dominar os ritmos brasileiros?
Aprender a construir solos de bateria? Ou então um curso sem rótulos onde aprenderei "de tudo"?


Através da vivência dos professores, juntamente às melhores vídeo-aulas, play-alongs e métodos do mercado, o aluno terá a oportunidade de sempre estar em contato com diferentes técnicas, ritmos, fraseados e truques no seu instrumento.
Estudar músicas, tocando em cima de CDs e DVDs de artistas consagrados também será uma constante prática que elevará a musicalidade do aluno. Além do ensino teórico e da leitura musical.


Programa Básico do Curso de Bateria:


Técnica de Mãos e Pés (Rudimentos, Moeller, Push Pull, Pivot, Solos de Caixa, etc.)

Leitura e Escrita Musical (Estudo de Partituras, Transcrição de Músicas e Solos, Solfejo e Ditado Rítmico, etc.)

Ritmos Brasileiros (Samba, Baião, Maracatu, Frevo, Ijexá, etc.)

Rock e Pop (Conduções, Levadas, Viradas, Improvisação, Análise de Estilos, etc.)

Blues e Jazz (do Shuffle ao Be-Bop, Conduções, Independência, Fraseados, Improvisação, etc.)

Ritmos Latinos (Mambo, Cha-Cha-Cha, Guaguanco, Songo, Merengue, etc.)

Funk e Fusion (Conduções, Levadas, Viradas, Improvisação, Análise de Estilos, etc.)

Reggae (One Drop, Two Drop, Levadas, Variações, Viradas, etc.)

Metal (Análise de Estilos, Double Bass, Blast Beats, Levadas, Viradas, etc.)

World Music (ênfase na música de países com grande riqueza rítmica: Camarões, Uruguai, Senegal, Índia, Marrocos, etc.)

EXTRA: Percuteria (o aluno poderá aprender de forma complementar ao curso de bateria, qualquer instrumento de percussão. Assim como aprender a acoplar em seu set-up de bateria instrumentos e efeitos percussivos.)

domingo, 27 de setembro de 2009

Sobre as Aulas


A metodologia de ensino foi desenvolvida de forma que o aluno realmente aprenda e incorpore em seu cotidiano musical tudo aquilo que está estudando e praticando na escola.
Ao vermos bateristas como Steve Smith e percussionistas como Pete Lockett, é comum ocorrer as seguintes dúvidas: "Como eles conseguem tocar tantos estilos diferentes de música com tamanha propriedade e domínio"? "Será que é mesmo possível termos um perfeito domínio em ritmos que não fazem parte da cultura musical de nosso país"?


(Steve Smith)




(Pete Lockett)




São essas questões que o Instituto de Bateria e Percussão Groove Urbano procura responder positivamente com sua metodologia, adotando a seguinte resolução de estudo:

OUVIR, ESTUDAR E TOCAR, onde:




  • OUVIR representa atenção analítica em cima do tema escolhido para o estudo. Exemplo: ao decidir estudar Jazz, o aluno aprende a analisar diversas músicas do gênero através de áudios e vídeos, a observar como a pulsação se estabelece na música e qual o papel exercido pelo seu instrumento.


  • ESTUDAR representa o apoio da escrita musical juntamente com o estudo de livros (métodos) e vídeo-aulas educacionais, assim como o exercício de transcrições de grooves, frases ou solos de grandes bateristas. Dessa maneira o aluno tem habilidades e argumentos para criar os seus prórpios padrões.


  • TOCAR representa o objetivo maior de fazer música. Estudos práticos com play-alongs, cds e dvds. É recomendada e incentivada também a prática de grupo e apresentações ao vivo com bandas.



Ao seguir essa filosofia de estudo de maneira equilibrada e disciplinada, é possível dominar qualquer técnica, qualquer ritmo, qualquer linguagem étnica que seja da vontade do aluno. Tendo assim, consequentemente, um amplo domínio sobre o instrumento escolhido.


sexta-feira, 25 de setembro de 2009

O Blog

Aqui você conhece mais a respeito do Instituto de Bateria e Percussão Groove Urbano:

  • Metodologia
  • Infra-Estrutura
  • Cursos Regulares, Intensivos e Workshops
  • além de novidades do mundo da bateria e percussão, vídeos, lições, dicas e muito mais.

Desde sempre um blog com canal aberto para comunicação entre professor e aluno, assim como a todos interessados e admiradores dos tambores.

Seja bem-vindo.

http://www.grooveurbano.blogspot.com