segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Aulas de Bateria em São Paulo - SP - Vila Leopoldina



Por ser um curso livre, os interesses dos alunos do Groove Urbano serão sempre atendidos:
Especialização em rock progressivo? Aprimorar habilidades técnicas? Dominar os ritmos brasileiros?
Aprender a construir solos de bateria? Ou então um curso sem rótulos onde "aprendo de tudo"?


Através da experiência e qualificação do professor, juntamente às melhores vídeo-aulas, play-alongs e métodos do mercado, o aluno terá a oportunidade de sempre estar em contato com diferentes técnicas, ritmos, fraseados e truques no seu instrumento.
Estudar músicas, tocando em cima de CDs e DVDs de artistas consagrados também será uma constante prática que elevará a musicalidade do aluno. Além do ensino teórico e da leitura musical.


Programa Básico do Curso de Bateria (Atende a todos os níveis: Iniciante, Intermediário, Avançado e Coaching para Profissionais):

Técnica de Mãos e Pés (Rudimentos, Moeller, Push Pull, Pivot, Solos de Caixa...)

Teoria Musical (Iniciação à Leitura Musical, Estudo de Partituras, Transcrição de Músicas e Solos, Solfejo, Ditado Rítmico, Preparação para Faculdade de Música...)

Ritmos Brasileiros (Samba, Baião, Maracatu, Frevo, Ijexá, Vanera, Bossa Nova, Ciranda...)


Ritmos Afro-Brasileiros (Adaptação dos ritmos da Umbanda e do Candomblé para  a Bateria)

Rock e Pop (Levadas Clássicas e  Modernas, Viradas, Improvisação, Análise de Estilos...)

Blues e Jazz (do Shuffle ao Be-Bop, Conduções, Independência, Fraseados, Improvisação...)

Ritmos Latinos (Mambo, Rumba, Cha Cha Cha, Bolero, Guaguanco, Songo, Merengue...)

Funk e Fusion (Conduções, Levadas Lineares, Viradas, Improvisação, Análise de Estilos...)

Reggae (One Drop, Two Drop, Levadas, Variações, Viradas...)

Metal (Análise de Estilos, Double Bass, Blast Beats, Levadas, Viradas...)

World Music (ênfase na música de países com grande riqueza rítmica: Camarões, Uruguai, Senegal, Egito, Colômbia, Índia, Marrocos, Irlanda...)

EXTRA: Percuteria (o aluno poderá aprender de forma complementar ao curso de bateria, qualquer instrumento de percussão. Assim como aprender a acoplar em seu set-up de bateria instrumentos e efeitos percussivos.)




segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Cursos de Extensão - Breve!

É certo que as maneiras e possibilidades de se estudar um instrumento musical só aumentam nos dias de hoje. Excelentes professores e institutos no mercado, facilidade de aquisição de material didático, inúmeros profissionais de qualidade disponibilizando vídeos gratuitos na internet... Enfim, as possibilidades são várias e acredito que é através de um pouco de cada uma dessas formas que nosso estudo fica mais eficiente. Só o que não há é mágica para acelerar processos de aprendizado. Cada um decide onde quer chegar e para isso, planeja-se quanto tempo estudar. Para muitos (como eu), o estudo nunca chegará ao fim, as possibilidades de aprendizado são infinitas e a busca de evolução é constante. Desde que haja motivação.
E falando em motivação para estudar, vou criar uma nova forma de estudo aqui no espaço Groove Urbano. São os cursos de extensão: cursos com temática bem específica, com caráter intensivo. Será destinado a quem quer se iniciar em determinado assunto (leitura de partituras, por exemplo), à estudantes que querem obter uma melhora significativa em algum conceito não tão bem resolvido e também para profissionais que buscam uma especialização em determinada linguagem baterística/percussiva. Os módulos podem durar de 1 a 3 meses. Cabe ao aluno avaliar se após 1, 2 ou 3 meses estudando um assunto específico foi conclusivo. Senão, é só avançar de módulo, até onde for necessário. Logo será divulgada a primeira lista de cursos de extensão, para março. Obviamente, os cursos regulares de bateria, percussão e percuteria, continuam com inscrições abertas também.

um abraço a todos!
Bruno Balan



Setup #11


Show com Dannilu

Dannilu é um dos maiores contratenores do país. Seu show visita a música clássica mesclada à música brasileira e ao pop. Essa foto é do set que utilizei em nossos shows em Aruba (Caribe).

Sobre o Kit

Por esse trabalho ser realizado fora do Brasil, levei somente o necessário de instrumentos pessoais. Sempre é bom se precaver, então acertamos em contrato o que teria disponível para mim no dia. 
O som de Dannilu alterna entre momentos de lirismo e muita delicadeza nos arranjos para momentos extremamente dançantes. Utilizei a caixa na maioria das canções "eruditas", fraseado de caixa clara, rufos e crescendos. As congas serviram tanto para as canções mais pops, como também para simular tímpanos. Para isso, usei baquetas especiais. Pratos, cowbells, blocks, efeitos de chaves e sementes e pandeirola, foram usados em praticamente todas as música. Uma das canções era uma Guarânia e para ela me utilizei de pandeiro, tocando um ritmo sincopado em 3/4. Dannilu possuiu também algumas canções tradicionais do repertório afrobrasileiro. Para elas utilizei ora sozinho e ora junto às congas, o Djembe. E para finalizar, fiz intervenções com cajón e bongô, mas que não estavam ainda disponíveis para mim quando essa foto foi tirada (passagem de som).

Mostro, dessa forma, que cada situação musical que trabalhamos fica sempre com mais qualidade quando montamos um set sob medida para o trabalho. Considerando o estilo musical, a formação do grupo, o local do show e até mesmo a personalidade do artista, para quando estamos trabalhando como sideman.