sábado, 30 de março de 2013

Aulas de Percussão em São Paulo - SP - Vila Leopoldina




Por ser um curso livre, os interesses dos alunos do Instituto Groove Urbano serão sempre atendidos:


Especialização em ritmos brasileiros? Aprimorar habilidades técnicas? Independência e Improvisação? Dominar os ritmos dos 5 continentes? Ou então um curso sem rótulos onde "aprendo de tudo"?


Através da experiência e qualificação do professor, juntamente às melhores vídeo-aulas, play-alongs e métodos do mercado, o aluno terá a oportunidade de sempre estar em contato com diferentes técnicas, ritmos, fraseados e truques no seu instrumento.


Estudar músicas, tocando em cima de CDs e DVDs de artistas consagrados também será uma constante prática que elevará a musicalidade do aluno. Além do ensino teórico e da leitura musical.





Programa Básico do Curso de Percussão (Atende a todos os níveis: Iniciante, Intermediário, Avançado e Coaching para Profissionais):

Técnica (Domínio da Mecânica e Execução de cada instrumento de Percussão, assim como dicas de afinação e postura)


Leitura e Escrita Musical (Iniciação à Leitura Musical, Estudo de Partituras, Transcrição de Músicas e Solos, Solfejo, Ditado Rítmico, Preparação para Faculdade de Música...)

Ritmos Brasileiros (Samba, Baião, Maracatu, Frevo, Ijexá; pandeiro, congas, atabaque, tamborim, surdo, cajon, berimbau, repique de mão, repinique, rebolo, agogô, alfaia, zabumba, triângulo...)


Ritmos Latinos (Mambo, Cha-Cha-Cha, Guaguanco, Songo, Merengue; guiro, timbales, congas, bongô, cowbell, clave...)

Blues e Jazz (do Shuffle ao Be-Bop, Conduções, Independência, Fraseados, Improvisação; shakers, bongô, congas, djembe, cajon, blocks...)



Rock, Pop, Reggae, Funk e Fusion (Conduções, Levadas, Improvisação, Análise de Estilos; congas, cajon, bongô, timbales, shakers, cowbell, djembe...)


World Music (ênfase na música de países com grande riqueza rítmica: Camarões, Uruguai, Senegal, Índia, Marrocos; djembe, udu, congas, bongô, derbak, berimbau, repique, cowbell, shakers, blocks, timbales...)




EXTRA: Percuteria (o aluno poderá aprender de forma complementar ao curso de percussão, a tocar bateria. Assim como aprender a atuar com kits híbridos de percussão e bateria, no que chamamos de percuteria.

Gravações no SoundCloud


Olá amigos!
Divulgando meu trabalho como músico de estúdio, segue um pouco sobre o projeto Vintage Filter. O projeto é uma parceria entre Adriano Augusto e Olivia. Fui contratado para gravar bateria em 2 faixas, mas o entrosamento com o projeto foi tanto que virei convidado especial, gravando bateria em quase todo o disco, além de percussões.
A faixa que segue no link chama-se "Doces Sonhos". Uma música meio encrencadinha de tocar. Está em 5. Na parte A, o groove se desenvolve de 6 em 6 compassos, então a caixa cai cada hora em um tempo diferente. No B, o groove dá uma arredondada e no fim rola um shuffle em 5. 

quarta-feira, 27 de março de 2013

Aulas de Percuteria em São Paulo - SP - Vila Leopoldina




Quem já toca bateria e quer experimentar novos timbres em seu setup, ou quem já toca percussão e quer incluir os pés em novos instrumentos para aumentar a gama de timbres, esse é o curso! Para quem quer aumentar as possibilidades de gigs, pela versatilidade que a percuteria proporciona, esse é o curso também!

E pra quem ainda não toca nem bateria nem percussão, que tal experimentar um curso que mistura os dois universos numa combinação riquíssima de coordenação e musicalidade?


Explico: que tal a mão esquerda tocando conga, enquanto a direita toca um cowbell, o pé direito fazendo o papel de bumbo, numa alfaia, e o pé esquerdo no chimbal? Ou então uma bateria com djembe, blocks, cowbell, agogô, tamborim e muitos outros instrumentos acoplados? Isso é percuteria!

quinta-feira, 7 de março de 2013

Gravações no SoundCloud


Olá amigos!
Divulgando meu trabalho como músico de estúdio, segue um pouco sobre o projeto Vintage Filter. O projeto é uma parceria entre Adriano Augusto e Olivia. Fui contratado para gravar bateria em 2 faixas, mas o entrosamento com o projeto foi tanto que virei convidado especial, gravando bateria em quase todo o disco, além de percussões. A faixa que segue no link é um Funk, com intenção de sonoridade crua, pesada e espontânea, feita em um único take. Destaque para o solo de teclado com intervenções da bateria, no fim da música.

https://soundcloud.com/brunobalan/funky