terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Clipe 2



Esse é o segundo clipe que participei com a cantora Joice Santos. A música chama-se "Tão Vulgar". Esse clipe entrou para a programação da MTV e MixTv em 2011.

abraços,
Bruno Balan

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Metodologia #37


MÉTODO: THE BEST OF MODERN DRUMMER: ROCK

AUTOR: VÁRIOS

ASSUNTO PRINCIPAL: DIVERSOS ESTUDOS COM OS MAIORES NOMES DO ROCK INTERNACIONAL. VIRADAS, 2 BUMBOS, FUSION, SOLOS E MUITOS GROOVES

APLICAÇÕES BÁSICAS: BATERIA


PARA EXPLORAR MAIS E MELHOR CADA MATERIAL DIDÁTICO, CONSULTE SEMPRE UM PROFESSOR

Metodologia #36


MÉTODO: BRAZILIAN CONGA ATABAQUE

AUTOR: GILSON DE ASSIS

ASSUNTO PRINCIPAL: LEVADAS DE CONGA, ATABAQUE E TIMBAL RITMOS BRASILEIROS COMO SAMBA E BAIÃO, ASSIM COMO LEVADAS DE BARRAVENTO, IJEXÁ E SAMBA DE CABOCLO

APLICAÇÕES BÁSICAS: CONGAS, ATABAQUES, TIMBAL, DJEMBE E PERCUTERIA


PARA EXPLORAR MAIS E MELHOR CADA MATERIAL DIDÁTICO, CONSULTE SEMPRE UM PROFESSOR

Metodologia #35


DVD: HUDSON MUSIC MASTER SERIES

AUTOR: STEVE GADD

ASSUNTO PRINCIPAL: UM WORKSHOP COM UM DOS MAIORES NOMES DA BATERIA. ABORDAGEM DE TÉCNICAS, VASSOURINHAS, JAZZ, SOLOS DE BATERIA E UM PASSO A PASSO DE GROOVES E FILLS LENDÁRIOS DE STEVE GADD

APLICAÇÕES BÁSICAS: BATERIA

PARA EXPLORAR MAIS E MELHOR CADA MATERIAL DIDÁTICO,
CONSULTE SEMPRE UM PROFESSOR

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Clipe



Em janeiro, posto vídeos de clipes que participei com a cantora Joice Santos.

Nesse, a música é "Quem Perdeu Foi Você", uma das mais pedidas nos shows que fazemos. Entrou para a programação da MTV em 2010.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Metodologia #34


MÉTODO: ACENTOS RÍTMICOS BRASILEIROS

AUTOR: CÁSSIO CUNHA

ASSUNTO PRINCIPAL: SÉRIE DE EXERCÍCIOS, RUDIMENTOS, RITMOS E GROOVES PARA DESENVOLVER A INDEPÊNDENCIA E DESENVOLTURA NOS MAIS DE 39 RITMOS BRASILEIROS APRESENTADOS

APLICAÇÕES BÁSICAS: MÉTODO PARA BATERIA, PERCUSSÃO E PERCUTERIA


PARA EXPLORAR MAIS E MELHOR CADA MATERIAL DIDÁTICO, CONSULTE SEMPRE UM PROFESSOR

Metodologia #33


MÉTODO: 40 RUDIMENTS

AUTOR: P.A.S

ASSUNTO PRINCIPAL: OS MAIS CONHECIDOS E IMPORTANTES RUDIMENTOS PARA CAIXA, OBRIGATÓRIO

APLICAÇÕES BÁSICAS: BATERIA E PERCUSSÃO


PARA EXPLORAR MAIS E MELHOR CADA MATERIAL DIDÁTICO, CONSULTE SEMPRE UM PROFESSOR

Metodologia #32


DVD: GUINÉE - LES RYTHMES DU MANDENG VOL. 1,2,3

AUTOR: MAMADY KEITA

ASSUNTO PRINCIPAL: OS RITMOS MAIS INTRINCADOS DE GUINÉ, ABORDADOS POR UM DOS MESTRES DO DJEMBE. INCLUINDO TÉCNICAS E IDEIAS DE IMPROVISAÇÃO

APLICAÇÕES BÁSICAS: DJEMBE E PERCUTERIA

PARA EXPLORAR MAIS E MELHOR CADA MATERIAL DIDÁTICO,
CONSULTE SEMPRE UM PROFESSOR

domingo, 15 de janeiro de 2012

Set-Up #1

Show com o cantor Paulo Neto, pela Prefeitura de Cunha (SP)

Eventos realizados em Praça Pública atraem pessoas de todas as idades e gostos. A ideia foi fechar um repertório bem eclético, incluindo rock, blues, pop, samba e baião. A formação da banda foi um quarteto: Paulo Neto (voz), Joan Barros (guitarra), Rafael Ribeiro (baixo) e Bruno Balan (bateria e percussão).

TAMBORES

Optei por um set de tambores menores (8", 10", 12" e 18") porém com uma afinação puxada para o grave, com peles duplas na batedeira. Detalhe para o anel abafador no centro do bumbo, para dar mais kick e matar um pouco os harmônicos indesejáveis. Não usei mais nada dentro para abafar o bumbo.

CAIXA

A caixa, de 14", é feita de madeira Imbuia, o que proporciona um volume e corpo bem adequados para shows grandes. O som de aro também sai claro, definido e audível até a última fileira do público.

PRATOS

Os pratos foram escolhidos a dedo por um complementar a sonoridade do outro. O Chimbal (14") é um modelo bem grave, dark, com muita definição de cada nota. O Ride (20") possuiu uma sonoridade extremamente brilhante e melodiosa. O Crash da esquerda é brilhante e bem fino, abre com bastante facilidade, mas com volume moderado. Já o Crash da direita é dark e pesado, proporcionando um ataque lento, porém com muita explosão sonora, ambos de 16".

EXTRAS

Muitas das músicas que tocamos, tinham originalmente percussão na gravação. Assim, complementei meu set com 1 tamborim, 2 blocks e 1 cowbell (abafado com emplastro e silver tape por cima, evitando harmônicos indesejáveis). Criei dessa forma, entre os grooves de batera, camadas e texturas de percussão ora sutis, ora tocando como se houvesse um baterista e percussionista juntos. Dá um trabalho a mais, mas é um belo estudo de coordenação e independência e põe todo mundo pra dançar. Somam-se aos extras um banco confortável para 2 horas de show e 2 águas para se hidratar!!

MICROFONAÇÃO

1 mic para cada tambor, 1 mic para o chimbal e 2 overs, para captar os pratos, a batera no geral e as percussões.

Espero que essa nova coluna seja proveitosa para todos!
grande abraço,
Bruno Balan

Set-Ups (Novo)

Salve galera!!
Inaugurando as postagens desse ano com um novo tópico: vou colocar fotos de set-ups que utilizo ao vivo ou em estúdio. A intenção é relatar os motivos de cada escolha de tambor, prato ou instrumentos de percussão para cada estilo de música específico ou de acordo com as características sonoras de cada banda.
___________________________________________________________________
Importante > as marcas e modelos de instrumento não representam propaganda, o que está em foco é a resolução sonora que cada instrumento pode oferecer, afim de realizar sempre um trabalho de qualidade.