domingo, 15 de janeiro de 2012

Set-Up #1

Show com o cantor Paulo Neto, pela Prefeitura de Cunha (SP)

Eventos realizados em Praça Pública atraem pessoas de todas as idades e gostos. A ideia foi fechar um repertório bem eclético, incluindo rock, blues, pop, samba e baião. A formação da banda foi um quarteto: Paulo Neto (voz), Joan Barros (guitarra), Rafael Ribeiro (baixo) e Bruno Balan (bateria e percussão).

TAMBORES

Optei por um set de tambores menores (8", 10", 12" e 18") porém com uma afinação puxada para o grave, com peles duplas na batedeira. Detalhe para o anel abafador no centro do bumbo, para dar mais kick e matar um pouco os harmônicos indesejáveis. Não usei mais nada dentro para abafar o bumbo.

CAIXA

A caixa, de 14", é feita de madeira Imbuia, o que proporciona um volume e corpo bem adequados para shows grandes. O som de aro também sai claro, definido e audível até a última fileira do público.

PRATOS

Os pratos foram escolhidos a dedo por um complementar a sonoridade do outro. O Chimbal (14") é um modelo bem grave, dark, com muita definição de cada nota. O Ride (20") possuiu uma sonoridade extremamente brilhante e melodiosa. O Crash da esquerda é brilhante e bem fino, abre com bastante facilidade, mas com volume moderado. Já o Crash da direita é dark e pesado, proporcionando um ataque lento, porém com muita explosão sonora, ambos de 16".

EXTRAS

Muitas das músicas que tocamos, tinham originalmente percussão na gravação. Assim, complementei meu set com 1 tamborim, 2 blocks e 1 cowbell (abafado com emplastro e silver tape por cima, evitando harmônicos indesejáveis). Criei dessa forma, entre os grooves de batera, camadas e texturas de percussão ora sutis, ora tocando como se houvesse um baterista e percussionista juntos. Dá um trabalho a mais, mas é um belo estudo de coordenação e independência e põe todo mundo pra dançar. Somam-se aos extras um banco confortável para 2 horas de show e 2 águas para se hidratar!!

MICROFONAÇÃO

1 mic para cada tambor, 1 mic para o chimbal e 2 overs, para captar os pratos, a batera no geral e as percussões.

Espero que essa nova coluna seja proveitosa para todos!
grande abraço,
Bruno Balan

Nenhum comentário:

Postar um comentário