quarta-feira, 30 de maio de 2012

Set-Up #5


Show com o guitarrista Silvio de Campos

Esse foi o set que usei para lançar o CD autoral de Silvio. Mês passado publiquei a foto do kit da gravação. Para os shows, defini esse set mais enxuto, que me possibilitou tocar tranquilo os sambas, baladas, maracatu, baião e jazz presentes no disco.

Sobre o Kit

Essa é uma batera de medidas bem reduzidas: Bumbo 18", Caixa 14", Tom 10" e Surdo 14". Além das medidas, a escolha por peles porosas na batedeira (inclusive no bumbo) me possibilitou ter um ótimo controle de dinâmica, ferramenta fundamental para um trabalho de música instrumental. 
Utilizei 3 pratos de características bem brilhante, de fina espessura e de sonoridade bem aberta (Chimbal 14", Crash 16" e Ride 20"). Para contrastar, adicionei um Ride de 22" com uma grande e poderosa cúpula. Esse prato tem uma sonoridade bem dark, seca, com extrema definição dos toques da baqueta. E para obter um molho extra nas levadas mais sincopadas, utilizei um cowbell, logo acima do bumbo.

Sobre as baquetas, também houve uma preocupação com timbres e dinâmicas. Foram usadas baquetas com ponta de madeira, ponta de nylon, vassourinhas e baquetas com pontas de feltro. Em algumas músicas as famosas "correntinhas" também foram utilizadas no Ride de 20".
--------------

Em breve no SoundCloud, posto músicas desse disco.

abraços,
Bruno


Nenhum comentário:

Postar um comentário