sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Setup #16




Set para execução de ritmos afrobrasileiros

Unindo as três bases do meu trabalho: bateria, percussão e percuteria, desenvolvo um trabalho de pesquisa que visa aplicar ritmos tradicionais da percussão para a bateria. Nesse caso, esse set é específico para a transposição de ritmos do Candomblé e da Umbanda para a bateria.



Sobre o kit

Os tambores fazem a função de atabaques, Lê, Rum  e Rumpi, por isso dois tons e um surdo são suficientes. Na caixa, ora com esteira desligada, ora ligada, a função principal é transpor o Slap dos atabaques, que é aquele som agudo, estalado. E o bumbo, turbinado com pedal duplo costura as levadas com os tambores, aplicando a tradicional polirritmia africana. Os pratos dão o colorido da levada e a condução necessária para criar grooves baterísticos. As peças de percussão (blocks, agogô, cowbell e tamborim) criam uma quarta camada no groove, deixando a levada  completa e com a sensação de que se tem mais de uma pessoa tocando.



Mostro, dessa forma, que cada situação musical que trabalhamos fica sempre com mais qualidade quando montamos um set sob medida para o trabalho. Considerando o estilo musical, a formação do grupo, o local do show e até mesmo a personalidade do artista, para quando estamos trabalhando como sideman.

Nenhum comentário:

Postar um comentário