segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Setup #17



Set de Percuteria

É cada vez mais comum a demanda de se juntar instrumentos de percussão e bateria num mesmo set. Chama-se de Percuteria esse kit híbrido. Quem me doutrinou para esse caminho foi o Mestre Dinho Gonçalves, me incentivando e desenvolvendo estudos de coordenação para tocar em sets como esse.


Sobre o kit

Esse show foi uma mistura de ritmos brasileiros, elementos de canções pop e também de ritmos africanos. Usei então uma alfaia como bumbo, por ter um som mais grave e tradicional de tambor. Os pratos foram posicionados como numa bateria comum. Chimbal de 13”, Splash de 12”, Crash de 18” (este com um splash de 06” invertido,por cima) e um Ride de 20”. Ora tocando com as mãos e ora com baquetas, utilizei um tom de 08”, acima da caixa de 14” e um surdo de 12”, à esquerda do set. Á minha direita, posicionei uma conga e também um talking drum, onde por muitas vezes o toquei enquanto utilizava a coordenação normal de bateria com os pés. Dá um trabalhinho juntar tudo isso e soar legal, mas a música agradece!



Mostro, dessa forma, que cada situação musical que trabalhamos fica sempre com mais qualidade quando montamos um set sob medida para o trabalho. Considerando o estilo musical, a formação do grupo, o local do show e até mesmo a personalidade do artista, para quando estamos trabalhando como sideman.

Nenhum comentário:

Postar um comentário